quarta-feira, 3 de junho de 2009

Com o regulamento de baixo dos braços!

Deu a lógica! Com o regulamento de baixo dos braços, Corinthians e Internacional irão fazer a final da Copa do Brasil 2009!

O time paulista precisava apenas segurar o ataque do Vasco da Gama para se classificar. Como a partida terminou sem ninguem conseguir balançar as redes do Pacaembu, o Corinthians garantiu sua sexta final de Copa do Brasil.

O time gaucho, podia até não fazer nenhum gol e levar um que se classificaria. Pois bem, assim foi. Pelo placar mínimo o Coxa tirou a invencibilidade do Internacional no Couto Pereira, mas insuficiente para levar a vaga. Internacional garante sua segunda participação na final do torneio.

Os jogos foram movimentados e parecidos. Os dois favoritos, Corinthians e Inter, jogaram mais recuados, explorando o ataque em velocidade, com Dentinho e Taison, respectivamente. Os outros dois que tentavam serem os azarões, Vasco e Coritiba, iam para o ataque na base da raça, já que não dava para ser superior na técnica. Até dominaram o meio campo. Mas pararam no bloqueio feito pela zaga adversária. O Coxa até conseguiu fazer seu gol, quebrando a invencibilidade do Inter, que vinha desde fevereiro, mas foi só.

Corinthians e Internacional. Merecido, afinal, os dois melhores times da competição na final.

Palpites? Só depois de decididos os mandos de campo.

Hoje conheceremos os finalistas da Copa do Brasil

Logo mais a noite, conheceremos os times que irão decidir a 21ª edição da Copa do Brasil.



CORINTHIANS x VASCO DA GAMA



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No Pacaembu, o favorito Corinthians, de Ronaldo, tentará chegar à sua 5ª final na competição. Em 95 e 2002, foi campeão em cima do Grêmio e do Brasiliense, respectivamente. Chegou a mais duas finais, sendo derrotado em 2001 pelo Grêmio (dando o troco) e no ano passado, pelo Sport. Uma vitória simples ou um empate sem gols dão a vaga ao time paulista. Se ocorrer um empate em 1 a 1, mesmo placar do jogo de ida, teremos a decisão da vaga nos penaltis.





O Vasco, de Carlos Alberto, por sua vez, tentará seu primeiro título e sua segunda decisão, perdeu em 2006 para o seu arquirival, Flamengo. A vitória simples ou um empate, com dois ou mais gols, garantem a vaga na decisão para o time cruzmaltino.





Corinthians: Felipe; Alessandro, Chicão, William e Wellington Saci; Cristian, Elias e Douglas; Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo. Técnico: Mano Menezes



Vasco: Fernando Prass; Paulo Sérgio, Vilson, Gian e Ramon; Amaral, Nilton, Léo Lima e Carlos Alberto; Elton e Rodrigo Pimpão. Técnico: Dorival Júnior



Estádio: Pacaembu, SP. Horário: 21h50m. Árbitro: Leonardo Gaciba
Transmissão: TV Globo



CORITIBA X INTERNACIONAL

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No Couto Pereira teremos decisão regional pela outra vaga. O Coritiba terá a dificil missão de não só parar o que hoje é o melhor time do Brasil, em campo e no papel, como reverter o placar de 3 a 1 obtido pelo Internacional em Porto Alegre. Para o Coxa é necessario vencer por dois gols de diferença, desde que não leve nenhum gol, para chegar à sua primeira decisão na competição. Caso leve um gol, a diferença terá de ser de 3 gols.

O Centenario Internacional quer mostrar como se faz num ano como esse. Ganhando títulos de expressão. Não satisfeito com a conquista do Gauchão, está a um passo da sua segunda final da Copa do Brasil (foi campeão em 92, em cima do Fluminense), e após quatro rodadas pelo brasileiro, possui os 12 pontos disputados, mesmo jogando alguns jogos com o time "misto". A vaga será do Colorado, mas o Coxa promete que não vai entrega-la facilmente.


Palpite para a decisão: Se tudo for como manda a lógica a final será entre Corinthians e Internacional.

*Não perca no sabado uma análise do momento vivido pelo Cruzeiro e o pré jogo entre o time mineiro e contra o Internacional (possivel finalista da Copa do Brasil).

**Imagens: www.globo.com

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Copa - R$ 6 bi para agilizar o trânsito

Fábio Fabrini - Estado de Minas







(http://www.bhtrans.pbh.gov.br/portal/page/portal/portalpublico/Imprensa/Melhorias%20vi%C3%A1rias)


Para mudar a cara de sua rede de transporte até a Copa de 2014, Belo Horizonte terá de investir nada menos que R$ 6,34 bilhões. A soma financiará os projetos apresentados à Fifa pelo município e o estado, que incluem a expansão do metrô e a abertura de avenidas varando a cidade, além da instalação, em todos os grandes corredores, de sistemas para deslocamento rápido de ônibus (BRT, na sigla em inglês), o chamado “trem sobre rodas”. Se executado, o ambicioso pacote deixará um legado de infraestrutura para a capital mineira, cujo crescimento da frota atravanca cada vez mais a mobilidade. Mas a verba estratosférica, que terá de vir do governo federal e de empréstimos, não está assegurada. Caso os cofres não se abram, a prefeitura já tem um plano B, mais modesto.



A esperança é de conseguir a inclusão de todas as obras no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade, que o presidente Lula prometeu anunciar após a definição das cidades-sede, feita ontem. A lista de intervenções não se restringe ao entorno do Mineirão, palco dos jogos. Começa por mudar o mapa de ruas e avenidas, com a construção de quatro corredores alternativos à Avenida do Contorno, ao Anel Rodoviário e outras grandes artérias. O objetivo é facilitar a ligação entre regiões distantes, sem a necessidade de passar pelo Centro, e desafogar as ligações já construídas. Todas as novas vias constam do Plano de Estruturação Viária (Viurbs) de BH, velho conhecido da população.





Um dos corredores ligará o Barreiro à Região Sul, próximo à saída para o Rio de Janeiro. Outro também partirá do Barreiro, na altura do Anel Rodoviário, e cortará a cidade no eixo Norte-Sul, pelas regiões Noroeste, Pampulha e Venda Nova. Ele dará acesso a mais uma rota, que sairá de Venda Nova, passará pela Região Norte e acabará na quarta nova via projetada. Trata-se de um círculo, batizado pelos técnicos da prefeitura de Via 710, que integrará várias regiões e as avenidas dos Andradas, José Cândido da Silveira e Bernardo Vasconcelos. O Anel tradicional terá pelo menos 17 intervenções, que incluem a construção de marginais, viadutos e trincheiras nas interseções.



Nas grandes avenidas, o maior investimento será em dar prioridade para o transporte público. Os ônibus correriam em pistas fechadas, para tirá-los dos engarrafamentos, a exemplo do que ocorre em Curitiba (PR) e Bogotá (Colômbia). O passageiro esperaria em estações, nas quais pagaria a passagem previamente e seria municiado de informações, como o tempo restante para a chegada do veículo. O embarque seria em nível, com mais rapidez. O BRT mais importante é o das avenidas Antônio Carlos e Pedro I, mais próximas ao Mineirão.Mas também estão previstos circuitos na Nossa Senhora do Carmo, Cristiano Machado, Amazonas, Pedro II e Carlos Luz. Nas três últimas, os corredores seriam junto ao canteiro central, com abertura das portas à esquerda do veículo.





Pelo projeto, pelo menos 40 vias do Centro terão tratamento semelhante, com prioridade para os ônibus. A rede permite que o cidadão atravesse a cidade, passando pela área mais conturbada, sem interferência do tráfego misto. “A velocidade média do transporte coletivo, que é de 6 km/h, passa para 30km/h”, compara a consultora técnica da Secretaria Municipal de Políticas Urbanas, Maria Fernandes Caldas.



Exceto as novas linhas do metrô, que dependem de assertivas entre os governos federal e estadual para saírem, as intervenções viárias e no sistema de ônibus custariam R$ 3,4 bilhões ao município, que sabe das dificuldades para obter a verba, embora a Copa crie ambiente favorável.






Os financiamentos internacionais consomem tempo e as fontes de recursos devem ser as tradicionais, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Orçamento da União.



Diante disso, a prefeitura preparou seu plano B: na falta de verba para tudo, o pacote seria fracionado em três conjuntos de prioridade. O primeiro seria a reforma do Anel Rodoviário e a implantação do BRT nas grandes avenidas, ao custo de R$ 1,7 bilhão. O segundo, orçado em R$ 950 milhões, prevê a construção de dois corredores (Barreiro a Venda Nova e a Via 710). O terceiro, de R$ 770 milhões, tiraria do papel as duas artérias restantes. “Se sair o mais básico, já será uma revolução para a cidade”, constata fonte oficial.



O presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, adianta que a empresa trabalhará para instalar o Controle Inteligente de Tráfego (CIT) – sistema que regula a espera nos semáforos de acordo com o volume de tráfego – nos grandes corredores. Os investimentos incluem câmeras para monitoramento do tráfego, painéis eletrônicos de mensagem e a ampliação da central de controle das tecnologias, que hoje funciona no Buritis, na Região Oeste. “Uma das hipóteses é transferi-la para o alto de um prédio na área central”, afirma.



(*Reportagem e imagens retiradas do site Superesportes)

domingo, 31 de maio de 2009

Belo Horizonte é uma das sedes da Copa de 2014

http://globoesporte.globo.com/ESP/Home/foto/0,,10877324-EX,00.jpg


Parabéns Belo Horizonte, por ter a honra de ser escolhida como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Depois de 64 anos, o Brasil realizará novamente a maior competição de futebol do mundo, e o gigante da pampulha sediará importantes jogos pela competição, trazendo alegria e entusiasmo aos torcedores mineiros.


Para Minas isso é uma vitória, pois movimentará o mercado em todos os setores. Redes de hotéis, bares, restaurantes e boates estarão rindo atoa com a presença de milhares de estrangeiros em nossa cidade.


Para a maioria de nós brasileiros será uma imensa alegria poder ver ao vivo um belíssimo espetáculo como a Copa do Mundo, pela primeira vez. Ainda nem chegou a Copa da África e garanto que todos já estão eufóricos para passar bem depressa esses 5 anos até 2014.

Os gringos podem ter certeza, Minas Gerais irá acolhe-los com muito prazer e com muita festa.


Contagem regressiva para a Copa de 2014, mas enquanto ela não chega, faremos o aquecimento com a Copa de 2010. BRASIL em busca do HEXA!
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Confira abaixo as outras capitais escolhidas:

Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM


*Fotos: http://globoesporte.globo.com